quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sorveteeeee!

Quem é q n gosta de sorvete? - deve ter alguém, por ai - que pena. - mas a maioria das pessoas q e conheço ador sorvete e eu tb. ;)
Eu estava a pensar numa ideia p post e veio essa deliciosa ideia, de falar sobre o sorvete tão gostoso, q refresca  nesse nosso calorão, ou simplesmente é uma coisinha p comer na sobremesa, no lanche, a qualquer hora! Sendo na casquinha, na taça, picolé! E além disso tem tudo a ver com o nome do blog --'

História do Sorvete

Tem um monte de teoria sobre o surgimento do sorvete, mas o primeiro relato dele data mais de 3 mil anos atrás, lá no oriente. Os chineses costumavam preparar algo como uma pasta de arroz, misturado com a neve, tipo uma raspadinha, n devia ser bom, mas tudo bem rsrsrs.
O imperador Nero, aquele doido --', também apreciava sorvete. Ele mandava os escravos irem até colinas pegarem neve p misturar c mel, frutas, suco. Isso a mil e novecentos anos atrás.
Já no século catorze, o mesmo cara que trouxe o macarrão do oriente p Itália, Marco Polo, levou o sorvete de lá p europa tb. A receita q ele trouxe era a mais parecida com o sorvete de hj *-*.
O Marco Polo - da brincadeira na piscina - era da Itália, então só tinha sorvete por lá no começo. Só q uma mulher, Catarina de Médicis, levou p França o sorvete e por lá q foi criada a primeira sorveteria do mundoo.
A neta dessa moça, levou o sorvete p Inglaterra e os ingless levaram o sorvete p os EUA, o tornando popular no mundo todoo. *o*

Curiosidades sobre o sorvete
- A taça de sorvete "sundae" surgiu no início do século 20, nos Estados Unidos, e era servida aos domingos ("Sunday", em inglês, significa domingo). O invento recebeu uma grafia diferente porque este era considerado um dia sagrado.
- Em 1846, a norte-americana Nancy Johnson inventou um congelador que funcionava com uma manivela que, quando girada manualmente, agitava uma mistura de vários ingredientes. Na parte de baixo, havia uma camada de sal e gelo, que a congelava. Era a precursora das primeiras máquinas industriais de sorvete.
- No início, no Rio de Janeiro, o gelo era envolto em serragem e enterrado em grandes covas para que não derretesse. Ele chegava a durar cinco meses, tempo suficiente para que os sorveteiros mantivessem na população carioca o gosto pelo sorvete.
- Nos EUA, maior consumidor de sorvete no mundo, foi instituído o Dia Nacional do Sorvete. É o dia 14 de julho, mês que também é considerado o Mês Nacional do Sorvete.
- Sorvete é um cristal de gelo, produzido através de uma mistura homogênea composta de água (ou leite), (leite em pó), açúcares, gordura proveniente da manteiga e ou creme de leite e ou gordura vegetal hidrogenada, aroma fruta ou suco de fruta, emulsificante, espessante e “ar” sendo que deverá manter-se em suspensão durante e após o seu processo de congelamento.

Bizarros sabores de sorvete

- Foie-gras com caviar. Sorvete da França feito de patê de fígado de ganso e caviar.
- Bacon. Sorvete dos EUA, que amam bacon e decidiram juntar com o sorvete, feito por David Lebovitz.
- Peixe. Sorvete feito no Japão, que deve ser podre.
- Polvo. Também dos japoneses com um gosto "exêntrico".
- Cachorro Quente. Feito com purê de batatas, salsicha e coertura de ervilha.
- Feijão. -
- Pipoca.-

É isso povo, tem mto assunto pra falar de sorvete, mas é pq eu vou ter q sair e terminar logo o post, infelizmente - por isso tb n vai ter imagens. Talvez depois eu poste mais sobre o assunto e as fotos desses sabores de sorvete bizarros. :)

fontes:

 e
nesse ai tem as fotos :)

#GustavoRezende obgs ^^ - sekongele com o post! *-*

















Nenhum comentário: