sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sugestão de livro e filme da semana

Essa semana, alternamos. Eu, Aniceto, vou falar sobre o filme e o Gustavo vai dar a sugestão de livro. Semana que vem, quem vai fazer são os dois mais novos integrantes: Ciro e Henrique.
Por enquanto, curtão aí. Realmente recomendamos essas sugestões.
Sao de extremo bom gosto.


Filme:
O menino do pijama listrado
O menino do pijama listrado


O menino do pijama listrado é um filme que acontece em meados de 1940, na segunda Guerra Mundial  e que mostra a historia de uma família alemã onde o pai da família é um capitão dos campos de concentração judeus.

O filme todo acontece em torno de um garoto que se chama Bruno e que é obrigado a mudar de cidade porque seu pai é transferido para cuidar de um outro campo de concentração.
Bruno se espelha no pai e vê nele uma figura ilustre, um soldado honroso e não tem idéia do que o próprio pai exerce, pois não sabe que trabalha em um campo de concentração matando judeus.

Ao mudar de cidade Bruno e sua família vão morar em uma fazenda longe de tudo e que não mantem contato com ninguém. Ao escolher seu quarto na mansão, Bruno observa na janela, muito ao longe, que existem fazendeiros de pijama listrado e crianças, como os intitula e pede à mãe que possa ir brincar com os mesmos. A mãe, por saber que as pessoas de pijama listrado na verdade eram judeus com fardamento dos campos de concentração, nega e diz ao filho que aquilo não são crianças e que aquelas pessoas não são boa gente.

Bruno não se convence e observa uma maneira de chegar ao local. Pede então a um dos guardas que vigia sua casa para arranjar um pneu a fim de brincar de balanço. O rapaz obriga ao caseiro, que era um velho caseiro a arranjar o tal pneu e o caseiro arranja. É então que Bruno observa que tem uma passagem numa janela de dimensões pequenas por onde ele poderia passar e alcançar o lugar onde tinham  as crianças de pijama listrado.

Certo dia Bruno consegue fugir e vai até o campo de concentração, e encontra um garotinho chamado Samuel, com quem mantem amizade. Percebendo a fome e sofrimento do garoto, Bruno sempre encontra ele todos os dias e lhe leva comida e seus brinquedos para que possam juntos se divertir. Só que em um dia Bruno vai ao lugar e Samuel lhe relata que seu pai sumiu. Juntos, armam um plano para que Bruno possa atravessar a cerca que os separam e então possam procurar juntos o pai de Samuel. No dia seguinte, o plano como foi combinado acontece. Samuel leva um chapéu e um pijama para Bruno que o veste e cava  um buraco para atravessar a cerca através do chão, já que por ser pequeno não consegue pula-la.

Os dois percorrem o campo de concentração em busca do pai de Samuel, mas ao chegar em uma barraca, um grupo de militares chegam e lhes levam até um local.

Ao mesmo tempo a mãe de Bruno percebe seu sumiço e vê que o garoto havia fugido.  O capitão do campo de concentração, a mãe e a irmã de Bruno vão ao seu encontro, porem ao chegarem na cerca que separa o campo de concentração dos outros locais, se deparam com as roupas do garoto no chão e com um buraco cavado. O pai de Bruno corre na chuva para evitar que o filho entre na camara de gás para qual estavam sendo levados todos os judeus que estavam na barraca onde Bruno estava. O pai de Bruno chega tarde de mais e o grupo de judeus aos quais seu filho estava no meio é morto na camara de gás.

Aos pais so resta uma lição de vida. É um filme triste, mas que traz uma lição de moral de que assim como você por uma guerra boba pode perder quem mais ama, quando mata um grupo de pessoas, está também fazendo sofrer e despertando um sentimento de angustia nas pessoas que querem bem aos integrantes do grupo que foi morto.

É um filme que traz uma lição de moral tocante e que eu recomendo pela excelente historia que elucida uma lição interessante.

#AnicetoLopes


____________________________________________________________________________

Livro:
Série 39clues - O labirinto dos ossos

O labirinto dos ossos




A sugestão do livro dessa semana sou eu quem vou fazer. *o* - eu gosto de ler. ^^
Então, o título do livro é um pouco medonho, mas o livro é mto lgl. Ele é um dos dez livros da série "The 39 Clues", que tem um diferencial bem interessante que é cada livro é escrito por um autor diferente. Esse primeiro qum escreveu foi o mesmo autor da saga de Percy Jackson, que eu tb gosto, e foi assim q eu descobri a coleção. Infelizmente, no Piauí as coisas n são tão atualizadas, enquanto no Brasil já lançaram o quarto livro, nas livrarias daqui só tem esses primeiro mesmo ¬¬' - e ainda são poucos exemplares ><'.

Ai vai um pouco da história do livro, portanto atenção, há spoilers. ^^

O livro conta a história de dois irmãos órfãos, Dan, de 11 anos e Amy, de 14. Eles estão sobre a tutela de uma tia-avó, que eles n gostam. Eles gostam de ir p luxuosa mansão da avó deles, Grace Cahill, que é uma senhora cheia de mistérios e que já viveu várias coisas na vida, e gosta de contas as histórias das suas viagens e aventuras aos seus netos, quando eles iam pra lá no fds. Os garotos adoram a avó, mas logo no primeiro capítulo ela morre de câncer, e o velório dela ocorre na mansão dela. Algo inesperado ocorre lá: alguns dos parentes da enorme família Cahill são convidados pelo advogado de Grace a ir para uma sala, para ver o testamento dela. Amy e Dan odeiam os parentes, que realmente são chatos e n gostam deles tb. A maioria dos parentes são ricos e esnobes, mas mesmo assim estão interessados no q Grace os dará. É oferecido a todos os presentes uma escolha: ficar com um milhão de dólares ou receber a primeira das 39 pistas para o maior segredo da história da humanidade - e eles só têm 5 minutos p escolher oo'. Os irmãos acabam escolhendo a pista, mesmo sua tia-avó tendo dito q eles n seriam mais da tutela dela se fosse essa a escolha deles. Então cada um dos parentes q escolheram a pista foram se dividiram em equipes para procurar as próximas pistas. Então o livro se dá nessa aventura da procura p próxima pista e da competição entre as equipes. Os irmãos tb descobrem q grande parte de pessoas importantes da história eram da família deles, que possui 4 clãs, cada um com algo especial. Na procura da segunda pista eles fazem viagens pelo mundo, vão até Paris, com a ajuda da au pair - tipo uma babá - deles, a Nellie, que ajuda eles..
Enfim o livro é mto bom, n é tão grande, pq tem menos de 300 páginas e as páginas são pequenas, o q faz com q seja uma história leve, vc n se cansa mto, com momentos engraçados, momentos de aventura e também vc aprende um pouco, já que as pistas são sobre Cahill famosos, tipo Benjamim Franklin, ai a gnt aprende sobre eles um pouco.

Tem o site oficial da série, onde vcs encontram mais detalhes.

Espero q se interessem e gostem 

#GustavoRezende


#AnicetoLopes e GustavoRezende


Nenhum comentário: